regras

Regras de funcionamento e conduta:

 

No caso de incumprimento das seguintes regras por parte de um jogador o jogo é dado como terminado para o mesmo.

 

-A máscara é o item de segurança mais importante no paintball. Os disparos podem lesionar gravemente se atingirem a cara. Portanto é importante tem consciência e nunca retirar a máscara de paintball durante o jogo e fazê-lo apenas quando se encontrar na zona de segurança.

 

– Se vir alguém no campo sem máscara, advertir e insistir para que coloque a máscara de protecção.

 

– O jogador é eliminado, quando é atingido e/ou evidenciar uma mancha de tinta consistente em qualquer parte do corpo, incluindo o marcador e demais acessórios, excluindo as manchas consequentes dos disparos para os abrigos.

 

– Se a bola atingir o jogador, mas não o marcar, este deve continuar em jogo.

 

– Sempre que exista dúvida em relação à marcação do jogador, este deve pedir esclarecimento ao árbitro do jogo.

 

– No caso de um jogador exceder os limites do campo, será automaticamente eliminado.

 

– O jogador deverá ter sempre o marcador em modo ‘safe’ enquanto se encontrar na zona de segurança e mantém o marcador virado para o chão.

 

– Se estiver muito perto do adversário em vez de disparar, faze-lo render, através de expressões como: ‘rende-te!’ ‘estás fora!’, etc.

 

– Nunca tentar fazer render mais do que um jogador se eles estiverem muito perto uns dos outros.

 

– Quando for atingido por uma bola que arrebente deve gritar em alto e bom som a dizer que esta fora ou que esta eliminado, de maneira a que o adversário perceba, e levantar-se com o marcador no ar.

 

– Ter em atenção o overshooting, ou seja, assim que nos apercebermos que acertamos no adversário e ele vai sair, parar de disparar para não magoar o adversário e para não se entrar em conflitos desnecessários.

 

– Devido ao novo decreto de lei e para melhor entendimento do paintball, termos/palavras como: ‘morto’, ‘munição’, devem ser substituídos por termos/palavras mais desportivas como: ‘eliminado’, ‘bola’, etc.